Publicado em 09/06/2021


Oceanos: Uma fonte de vida e subsistência para o planeta

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado a 8 de Junho com objectivo de aumentar a consciencialização sobre a importância vital dos oceanos e o papel que estes desempenham na manutenção de um planeta saudável.

É uma celebração global, que reúne pessoas e organizações em todo o mundo numa série de eventos, destacando como cada um pode ajudar a proteger os oceanos, cuja integridade encontra-se gravemente ameaçada por diversas actividades humanas, dentre elas a sobre pesca, a poluição costeira e marinha.

Sob o lema das Nações Unidas “O Oceano: Vida e Meios de Subsistência” a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) em parceria com o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP) apresentou fotografias e painéis educativos sobre a biodiversidade marinha de Moçambique numa exposição realizada hoje na Audiência Pública Alargada no âmbito da Elaboração do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (POEM) no Hotel Southern Sun em Maputo.

Com vista a proteger os oceanos e os seus recursos, a BIOFUND, através dos seus diversos programas, apoia iniciativas de educação ambiental sobre a importância dos oceanos e apoia todas as áreas de conservação marinhas do país contribuindo para proteção de diversas espécies de relevância nacional e internacional incluindo a tartaruga marinha, raia-manta, dugongo, tubarão-baleia entre outras. A BIOFUND apoia igualmente a protecção de ecossistemas costeiros e marinhos importantes para a sobrevivência das espécies acima mencionadas e para a economia de Moçambique

Hoje cada um de nós é chamado a contribuir para que os oceanos continuem a desempenhar o seu papel indispensável para o planeta. Quer saber mais sobre importância dos Oceanos? Clique aqui e assista o vídeo produzido pela equipa da BIOFUND.