Projecto “PROMOVE Biodiversidade” apresenta parceiro de implementação ao Governo da Zambézia e ao distrito de Lugela

Trata-se do consórcio WWF, R-CGRN e RADEZA, que irá implementar o projecto PROMOVE Biodiversidade no Monte Mabu. A equipa composta pela Directora de Programas da BIOFUND, pelo Coordenador de PROMOVE Biodiversidade e representantes do consórcio, foi recebida em  em audiência, no dia 17 de Maio por sua Excia o Governador da Zambézia, Pio Augusto Matos, na companhia dorepresentante da Direcção Provincial do Desenvolvimento Territorial e Ambiente da Zambézia. Na ocasião, Pio Augusto Matos, manifestou o seu agrado com o projecto, salientando a importância de se trabalhar em estreita coordenação com as lideranças locais, promovendo o seu empoderamento e capacitação, pois elas são o veículo condutor e facilitador das acções comunitárias.

A equipa foi igualmente recebida no dia 19 de Maio pela Administradora do distrito de Lugela, Maria Carlota Tomás de Melo, que sublinhou que se o projecto for devidamente implementado, terá um grande impacto na protecção, monitoria da biodiversidade do Monte Mabu e no desenvolvimento de meios de vida sustentáveis para as comunidades locais. Maria de Melo realçou ainda a necessidade de coordenar as acções dos vários projectos “PROMOVE” com vista a impulsionar o desenvolvimento da região, principalmente nas áreas de infraestruturas e agricultura.

Os encontros visavam apresentar o consórcio implementador do projecto de apoio a conservação da biodiversidade e desenvolvimento comunitário no Monte Mabu, localizado no distrito de Lugela na província da Zambézia.

O projecto PROMOVE Biodiversidade, visa contribuir para a melhoria dos meios de subsistência das comunidades rurais, através da gestão sustentável dos recursos naturais, com enfoque no Monte Mabu, Parque Nacional do Gilé e Área de Protecção do Arquipélago das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS), nas províncias de Zambézia e Nampula e conta com o financiamento da União Europeia.

Para saber mais sobre o projecto PROMOVE Biodiversidade clique aqui