Publicado em 25/10/2023


PLCM Amplia a Formação dos Futuros Líderes da Conservação através do Programa Pós-Estágio

Com o apoio do Programa de  Conservação da Biodiversidade, financiado pela Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (SIDA) o Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), deu início, em Outubro corrente, ao Programa Pós-Estágio.

Este programa visa simultaneamente reforçar a capacidade técnica de instituições de conservação, através da integração de ex-estagiários do PLCM que demonstraram um bom desempenho, e  proporcionar aos jovens oportunidades de contribuírem para o desenvolvimento do sector da conservação. Neste primeiro ano de implementação, o  programa Pós-estágio selecionou e contratou, por um período inicial de 12 meses, renováveis por um ano, 4 (quatro) ex-estagiários que foram alocados a 3 Áreas de Conservação.

Os jovens beneficiários, nomeadamente: Abacar Raimundo Aly Amade, contratado para a Área de Proteção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS), Hivaldo Fazila da Silva Sitoe contratado para a Área de Proteção Ambiental de Maputo (APAM), Raima António Francisco Muandenhosa e Dason Abel Chissano ambos contratados para a Reserva Nacional de Pomene (RNP), manifestaram o seu entusiasmo em fazer parte da 1ª edição do apoio Pós-Estágio.

“Este apoio é uma grande oportunidade para a minha carreira, sinto-me desafiada a contribuir para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento das comunidades de Pomene! Gostaria de facilitar a criação de clubes ambientais e implementação de iniciativas de geração de renda para as comunidades locais”, disse Raima Muandenhosa, ex-estagiária do Parque Nacional do Gilé e actual Oficial de Desenvolvimento Comunitário, na RNPomene.

Por outro lado, Abacar Raimundo Aly Amade, Oficial de Gestão de Recursos Naturais, na APAIPS, pretende  introduzir  novas abordagens para uso sustentável dos recursos naturais. “ Gostaria de  auxiliar na implementação de actividades que reduzam a pressão das comunidades nos recursos naturais, e que possam aumentar a resiliência e adaptação às mudanças climáticas, buscando sempre a obtenção de meios de subsistência ambientalmente sustentáveis”.

Para as Áreas de Conservação beneficiárias do programa pós estágio do PLCM, a iniciativa  é um grande contributo para o desenvolvimento das actividades nos diferentes sectores. “Os programas de estágio e pós-estágio são uma mais-valia, principalmente para a RNPomene que tem défice de recursos humanos. Os jovens são criativos e dinâmicos e estão a fazer diferença nos sectores de Turismo e Desenvolvimento Comunitário. Bem haja a BIOFUND e o PLCM ”, enfatizou  Abílio Raimundo Tamele – Administrador da Reserva Nacional de Pomene.

Coordenado pela BIOFUND e com o apoio financeiro do Governo da Suécia,  o  Programa de Conservação da Biodiversidade tem como principal objectivo aprimorar a conservação da biodiversidade e a capacidade de adaptação e resiliência climática em Moçambique. Em parceria com o PLCM, este programa visa financiar estágios pré-profissionais, contratar jovens pós-estágio e promover a consciencialização ambiental no país. Para obter mais informações sobre o PLCM, acesse o link!