Publicado em 23/10/2023


Capacitação de Associações Comunitárias dá início ao Projecto BIO Comunidade

O Projecto BIO Comunidade, uma colaboração entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) e a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), arrancou com a capacitação de 21 membros de Associações Comunitárias em gestão financeira. O evento teve lugar entre os dias 17 e 19 de Outubro na cidade de Maputo e focou-se em práticas administrativas e financeiras alinhadas com o Manual de Procedimentos de Execução de Projetos da BIOFUND.

António Carlos Camisa, Presidente da Associação de Gestão de Recursos Naturais de Nhabaua, sublinhou a importância da iniciativa: “Com esta formação vamos melhorar o funcionamento da nossa Associação, acertar na prestação de contas e ampliar as nossas actividades de geração de renda. Os fundos do projecto permitirão a aquisição de equipamentos para a produção e processamento do mel, beneficiando assim toda a comunidade.”

O principal objectivo do Projecto BIO Comunidade é o fortalecimento das Associações Comunitárias em áreas de conservação, promovendo a participação activa na oferta de produtos e serviços no sector da conservação da biodiversidade. A formação visa assegurar que as actividades do projecto sejam eficazes, beneficiando tanto as comunidades locais como a biodiversidade.

O projecto incide sobre as Paisagens da Costa dos Elefantes, Chimanimani e o Complexo de Marromeu, especificamente nos distritos de Matutuine, Sussundenga, Marromeu, Cheringoma e Muanza. Esta iniciativa faz parte da Componente 3 do Projecto MozBio2, que se dedica à promoção do desenvolvimento rural integrado, compatível com a conservação da biodiversidade.

Para saber mais sobre iniciativas de conservação e desenvolvimento sustentável de MozBio 2, clique aqui.