Publicado em 02/02/2022


Monte Mabu, uma floresta sagrada e fascinante

Com 1700 metros de altitude, o Monte Mabu ocupa uma área de 7880 hectares e é considerada  a maior floresta húmida de média-alta altitude de África.

Localizado no distrito de Lugela, interior da província da Zambézia, Monte Mabu é uma floresta sagrada, quase intacta e protegida pelas comunidades locais. Sempre que alguém pretende visitar o local, os líderes comunitários do distrito de Lugela, devem ser consultados para realizarem a  cerimónia tradicional. É desta forma que, desde os tempos remotos, a população local zela pela preservação de uma das florestas mais robusta de todo o planeta.

Em 2008, foi realizada a primeira expedição com especialistas internacionais ao local que levou à descoberta de uma dezena de novas espécies de plantas, insectos, pássaros e mamíferos. Em Outubro de 2021, a equipa da BIOFUND e parceiros de implementação do PROMOVE Biodiversidade visitaram o local e encontraram uma diversidade biológica e fascinante.

É de tirar o fôlego, é uma das poucas florestas intactas do país, as suas águas únicas são um atrativo adicional a descobrir no interior do monte. A importância do seu valor cultural para as comunidades é a base da sua conservação”. Afirmou Sean Nazerali – BIOFUND. É esta diversidade biológica e o engajamento das comunidades locais no uso de alternativas sustentáveis para o desenvolvimento, que o PROMOVE Biodiversidade vai apoiar até 2025.