Publicado em 19/07/2021


PROMOVE Biodiversidade realiza 1ª Sessão do Comité Nacional de Supervisão

Decorreu na última Quinta-Feira, dia 15 de Julho de 2021, a 1ª sessão do Comité Nacional de Supervisão (CNS) do programa PROMOVE Biodiversidade, num evento virtual organizado pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC).

O evento contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre membros e convidados, destacando-se a União Europeia, Gabinete do Ordenador Nacional (GON) – Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, representante do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), Administradores das áreas beneficiárias, Directores do Serviço Provincial do Ambiente da Zambézia e Nampula, parceiros de implementação do programa nas áreas beneficiárias e representantes de 5 instituições do ensino superior das províncias de Nampula, Niassa e Zambézia, com destaque para a presença do Reitor da Universidade Licungo, Professor Doutor Boaventura José Aleixo.

Durante a sessão, o Director Geral da ANAC e Presidente do CNS, Mateus Mutemba, referiu que o programa vem fortalecer as actividades de conservação da biodiversidade em Moçambique. “O PROMOVE Biodiversidade, projecto que resulta de um acordo assinado em 2019 entre o governo de Moçambique e a União Europeia vem contribuir para a materialização da estratégia de conservação da biodiversidade no nosso país.”

O CNS do PROMOVE Biodiversidade é um órgão multissectorial, que visa aconselhar e acompanhar os implementadores e beneficiários em diversas actividades realizadas no âmbito do programa e assegurar o alinhamento com as políticas e estratégias nacionais e Internacionais. Nesta 1ª sessão, foram discutidas e alinhadas as responsabilidades do comité, planos de actividades, orçamento e o estágio de implementação do PROMOVE Biodiversidade.

Frisar que a 1ª sessão do CNS do PROMOVE Biodiversidade acontece um mês após o lançamento oficial do programa no Parque Nacional do Gilé sob lema “Todos Somos Biodiversidade”.

PROMOVE Biodiversidade é um programa financiado pela União Europeia e implementado pela BIOFUND e ANAC, que visa promover a conservação da biodiversidade e desenvolvimento comunitário em duas Áreas de Conservação e uma área de elevada biodiversidade, nomeadamente o Parque Nacional do Gilé (PNAG), a Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS) e o Monte Mabu, nas províncias da Zambézia e de Nampula.