Publicado em 27/05/2022


Realizada a 1ª Sessão do Conselho de Gestão da APAIPS

Esta foi a 1ª reunião do órgão consultivo da Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas – APAIPS, que é constituído por entidades do Governo, sector privado, Academia, sociedade civil e representantes das comunidades locais e decorreu na cidade nortenha de Nampula, no dia 12 de Maio de 2022.

Dirigida pela Administradora da APAIPS, Ricardina Matusse, a sessão teve 28 participantes e incluiu a apresentação do estado actual de governação e gestão da APAIPS, tendo sido destacado que a criação do Conselho de Gestão da Área de Conservação (CGAC) está devidamente alinhada com o modelo de gestão previsto para esta Área de Conservação de Gestão Participativa. Foram criados 2 grupos de trabalho, para a operacionalização deste órgão, um responsável pelos aspectos relacionados com o Regulamento Interno e outro responsável pelo Plano de Operacionalização do órgão, tendo sido salientada a necessidade de uma boa coordenação entre os membros, com enfase, na partilha de informações e lições aprendidas.

Salientar que, antes da sessão do Conselho de Gestão da APAIPS, foi realizada uma reunião de planificação anual de definição de actividades, indicadores e metas para o ano 2022, assim como propostas acções e contribuições de cada entidade envolvida na operacionalização do Plano de Maneio daquela Área de Conservação.

A Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas – APAIPS, localiza-se na região costeira das províncias de Nampula e Zambézia, abrangendo os distritos de Angoche, Larde e Moma (Nampula) e Pebane (Zambézia). Foi criado através do Decreto no  42/2012, de 12 de Dezembro, com uma área de 1.040.926 hectares, formado por um conjunto de 10 ilhas, com recifes de corais e uma faixa terrestre de florestas de mangal e outras espécies florestais, destacando-se a Icuria dunensis.

A área é beneficiária de algumas fontes de financiamento por parte do Conservation International,WWF e muito recentemente, um apoio substancial da União Europeia, através do PROMOVE Biodiversidade, gerido pela BIOFUND, implementado através do Consórcio CTV-TN-CG.