Publicado em 03/06/2022


PLCM Promove Inclusão e Diversidade na Liderança pela Conservação da Biodiversidade

Em 2021, a inclusão resultou na história de sucesso da antiga estagiária do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique – PLCM, Xangamira Sitoe, formada em agronegócios que superou as suas limitações e criou um pequeno negocio.

A jovem que tem necessidades especiais (paralisia cerebral) ajudou a Reserva e a Paisagem de Marromeu no desenvolvimento dos seus planos de negócios. Durante o seu estágio, foi responsável pela dinamização das actividades de desenvolvimento comunitário em Marromeu tais como, a monitoria das actividades dos Pequenos Empreendedores Comerciais Emergentes e Pequenas Médias Empresas no programa Gender Action Learning System (GALS), entre outras actividades de relevo para a paisagem.

Xangamira não só é um exemplo de superação, é também uma prova que as mulheres tem um papel importante na transformação da conservação em Moçambique. “O PLCM deu-me a oportunidade de desafiar as minhas limitações e aplicar os meus conhecimentos para o desenvolvimento da conservação da biodiversidade associada ao desenvolvimento comunitário na Reserva de Marromeu. Actualmente, dedico-me à gestão de uma pequena empresa de fornecimento de adubos orgânicos para produção agrícola, criada por mim. Sinto que estou preparada para liderar actividades ligadas à conservação”. Afirmou Xangamira

O PLCM oferece oportunidade a jovens graduados de todo o país optando por uma abordagem holística da conservação envolvendo diferentes áreas do saber. A inclusão é um aspecto importante para o programa, assim, a questão do Género se torna essencial. Conscientes de que o número de mulheres na conservação é bastante reduzido, o programa comprometeu-se a garantir que 35% dos beneficiários sejam mulheres e que estas possam liderar o desenvolvimento da conservação.

Espera-se neste programa, formar mais jovens líderes que tragam inovação e mudanças positivas para o sector de conservação em Moçambique e que possam influenciar outros jovens a adotarem posturas amigas do ambiente.