Publicado em 04/12/2017


Sessão de Treino em Nenhuma Perda Líquida, Hierarquia de Mitigação e Contrabalanços de Biodiversidade - Inhambane

Decorreu aos 28 de Novembro de 2017 na Escola Superior de Hotelaria e Turismo da Universidade Eduardo Mondlane uma Sessão de Treino em Nenhuma Perda Líquida, Hierarquia de Mitigação e Contrabalanços de Biodiversidade no âmbito do programa de contrabalanços de biodiversidade implementado pela BIOFUND e pelo Projecto COMBO/WCS.

Este treinamento faz parte das actividades do programa Parceria Cívica para Boa Governação (PCBG), implementado pela Counterpart International (CPI), que conta com fundos da Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

O treinamento foi realizado com o grande apoio do Governo de Moçambique representado pela Direcção Provincial da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Inhambane para cerca de 30 técnicos de gestão ambiental, planificação, infraestruturas, investigação e diversos sectores e instituições do Governo, áreas de conservação, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e sector privado na Província de Inhambane.

Este treinamento teve como principal objectivo a capacitação dos participantes em matéria relacionada com contrabalanços de biodiversidade através da introdução do conceito de nenhuma perda líquida de biodiversidade e da aplicação da hierarquia de mitigação de modo a conciliar o desenvolvimento das actividades económicas com a conservação da biodiversidade. Incluiu igualmente contextualização sobre o quadro legal para a aplicação do conceito de nenhuma perda líquida de biodiversidade e implementação dos contrabalanços de biodiversidade em África e especialmente em Moçambique.

O treino aconteceu no contexto de um exercício de levantamento participativo de informação sobre a biodiversidade na Reserva Nacional de Pomene, feito em colaboração com o Projecto COMBO, BIOFUND e UEM, com o objectivo de avaliar o estágio de degradação de habitats-chave nesta área de conservação, de modo a prepará-la para uma potencial implementação de contrabalanços de biodiversidade.