Publicado em 12/12/2017


BCI e BIOFUND lançam o Cartão Bio

O Banco Comercial de Investimentos (BCI) em parceria com a Fundação para Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) lançaram no passado dia 08 de Dezembro, o 1º cartão de débito biodegradável de Moçambique – o Cartão bio.

Este produto inovador de origem biológica, é desenvolvido com material PLA (ácido poliláctico), um substituto do plástico derivado do petróleo, obtido a partir de fontes renováveis (o milho), podendo ser reciclado e incinerado ou colocado em aterros pois não é tóxico.

O Cartão bio conjugado a conta à ordem no BCI, permite ao cliente, efectuar um conjunto de operações bancárias, com toda a comodidade e segurança, em qualquer terminal de pagamento automático (POS) ou caixa automático (ATM) das redes Visa Electron ou SIMOrede, em Moçambique e no estrangeiro. Para além da componente bancária, o Cartão bio está associado ao programa de responsabilidade social do BCI, no qual, por cada utilização do Cartão bio em POS, o BCI canaliza uma percentagem (0.04%) do montante transaccionado para a BIOFUND, sem qualquer custo para o cliente, permitindo a todos os moçambicanos contribuírem activamente para a conservação da rica biodiversidade do nosso país. Veja aqui o cartaz do Cartão bio.

A cerimónia de lançamento do cartão decorreu no Auditório do Edifício Sede do BCI, teve como momentos centrais, a assinatura do Memorando de Entendimento entre o BCI e a BIOFUND, por Sua Excelência Presidente da Comissão Executiva do BCI, Dr. Paulo Sousa, e por Sua Excelência Presidente do Conselho de Administração da BIOFUND, Dr. Abdul Magid Osman, e a entrega simbólica de cartões bio.

Na mesma ocasião, foi feita a abertura da exposição “Biodiversidade de Moçambique (Biodiversidade Daqui)”, que até ao dia 15 de Dezembro, exibirá cerca de 50 fotos de rara beleza de diferentes espécies da flora e fauna, e habitats, obtidas na Reserva Especial de Maputo (REM), na Reserva Marinha Parcial da Ponta Do Ouro e no Monte Namuli, aberta ao público no edifício sede do BCI, na Av. 25 de Setembro, Nº 4, das 08 às 17 horas.

Foram também projectados nesta ocasião os filmes “A Biodiversidade de Moçambique” e “A Biodiversidade da Reserva Especial de Maputo (REM)”, que ilustram respectivamente a biodiversidade de Moçambique, assim como a riqueza paisagística e faunística da Reserva Especial de Maputo (REM) e da Reserva Marinha Parcial da Ponta D´Ouro.

Obtenha mais informações sobre o lançamento do Cartão bio nos seguintes links: