Publicado em 06/10/2022


Troca de experiências com o Mountain Mulanje no Malawi traz novas abordagens de conservação comunitária para Moçambique

No âmbito do projecto PROMOVE Biodiversidade, a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), em parceria com o consórcio WWF-REGECOM-RADEZA e o Parque Nacional de Chimanimani (PNC), realizou no final de Agosto de 2022 uma visita de troca de experiências com a equipa do Mountain Mulanje Conservation Trust (MMCT) no Malawi.

A iniciativa teve como principal objectivo a troca de experiências sobre as perspectivas de conservação e engajamento das comunidades locais nos arredores do Mountain Mulanje, com vista a dinamizar a implementação do Projecto PROMOVE Biodiversidade no Monte Mabu em Moçambique e o Projecto de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Comunitário na Área de Conservação de Chimanimani (CBDC).

A Reserva florestal do Mountain Mulanje é caracterizada pelo alto valor ecológico e socioeconómico similar a região de Monte Mabu e do PNC, é uma região rica em diversidade de habitats que suportam espécies de flora e fauna prioritárias para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies endémicas e até ameaçadas segundo o RedList da IUCN.

O MMCT em coordenação com vários stakeholders, incluindo o Departamento de Florestas do Malawi, Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações de Base Comunitária (OBCs), Organizações de Base Religiosa, Escolas e Jovens trabalham em conjunto para alcançar os objectivos de conservação da biodiversidade importantes para Mulanje, através de projectos inovadores que proporcionam melhoria da biodiversidade e meios de vida mais sustentáveis às comunidades.

Durante as visitas efetuadas a 3 comunidades locais da região de Mulanje, nomeadamente Nessa, Bondo e Likhubula, pôde-se observar práticas e medidas que vem sendo implementadas através dos vários projectos do MMCT. Em conversa com as comunidades, estas enfatizaram que as suas vidas melhoraram com a implementação dos projectos, nos quais as principais actividades são o cultivo de chá, apicultura, geração de energia elétrica, restauração de plantas de cedro, turismo comunitário e o patrulhamento da montanha para controlar a exploração de carvão.

Trata-se deste tipo de abordagens e iniciativas de conservação comunitária que se pretende implementar no Monte Mabu, uma área beneficiária do PROMOVE Biodiversidade localizada na Província da Zambézia e no Parque Nacional de Chimanimani, apoiado pelo Projecto CBDC.