Publicado em 01/07/2021


Parque Nacional de Banhine celebra 48º aniversário com actividades de sensibilização ambiental e plantio de árvores

O Parque Nacional de Banhine (PNB), localizado no norte da Província de Gaza, celebrou o seu 48º aniversário a 26 de Junho do corrente ano e para assinalar a efeméride, os estagiários do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), em coordenação com Parque Nacional de Banhine e a Escola Primária de Tchai-Tchai juntaram-se para diversas actividades. As actividades incluíram a realização de uma palestra com o tema “Biodiversidade do PNB e importância da conservação para o bem-estar das comunidades locais”, plantio de mudas de cajueiros, limpeza, reciclagem de resíduos sólidos, entrega de máscaras faciais oferecidas pelo Parque Nacional de Banhine. Na ocasião, os estagiários declamaram poemas sobre as espécies existentes no parque e os desafios que o parque enfrenta. Para ouvir a declamação dos poemas clique aqui

A cerimônia foi realizada na Escola Primária de Tchai-Tchai e contou com a presença do Administrador do distrito de Chigubo, representantes do Ministério da Terra e Ambiente, líderes locais, Procuradores distritais, Juízes dos Distritos de Chigubo, Mabalane e Mapai, fiscais do Parque Nacional de Banhine bem como alunos da escola.

Para os estagiários, Paulo Manuel Chambisse, Marribia Joaquim e Sergio Licumba, esta actividade foi de grande importância pois, através da palestra, foi possível dar a conhecer aos alunos a vasta biodiversidade existente no Parque Nacional de Banhine.

O Parque Nacional de Banhine é beneficiário da BIOFUND desde 2017 através dos projectos ASA e MozBio1, recebendo suporte para pagamento de custos operacionais e através do BIO-Fundo de Emergência recebendo reforço para o pagamento de custos operacionais, trabalhos comunitários e apoio na aquisição de materiais de combate contra o COVID-19.