Publicado em 22/06/2020


BIOFUND realiza o pré-lançamento do PLCM num evento online – webinar com o tema “Oportunidades e desafios para os jovens na liderança do sector da Conservação”

O pré-lançamento do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM) realizou-se nos dias 4 e 11 de Junho de 2020 em parceria com a ANAC, Parque Nacional de Gorongosa e WWF. Esta iniciativa teve como principal objectivo atrair jovens de diferentes cantos do país para o Sector de Conservação da Biodiversidade em Moçambique.

O evento contou com a participação de mais de 400 participantes maioritariamente jovens, oriundos de todas as províncias do país, bem como profissionais de várias organizações do Sector de Conservação.

A primeira sessão foi marcada por um debate aceso sobre os desafios dos profissionais de conservação liderado pelos painelistas Berta Guambe, do Parque Nacional de Gorongosa, Paulo Barros, da Administração Nacional das Áreas de Conservação – ANAC e por Lara Muaves, da WWF Moçambique, sob moderação de Denise Nicolau da BIOFUND. Os painelistas tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências pessoais, destacando a sua humildade, perseverança, ousadia e paixão pela conservação.

Ser conservacionista é superar as suas expectativas, é ser perseverante e humilde”. Salientou Lara Muaves, uma das painelistas. Estes compartilharam ainda as várias oportunidades que as suas organizações têm levado a cabo com especial envolvimento dos jovens.

A segunda sessão, que teve como painelistas os beneficiários do PLCM nas diferentes actividades de estágios, subvenções de pesquisa e voluntariado, centrou-se na partilha de experiências e na motivação dos beneficiários em contribuir para a conservação da biodiversidade.

Devido à pandemia do COVID 19, o evento realizou-se através das plataformas digitais ZoomWebinar e Facebook Live do PLCM. Em resultado do sucesso do evento, a BIOFUND continuará a apostar em mais sessões similares de debate e partilha de experiências, contribuindo para um maior envolvimento dos jovens na conservação.

Assista à gravação do evento através do link do facebook.