Publicado em 19/08/2018


4ª Exposição e Feira Multimédia - A Biodiversidade de Moçambique: Balanço da experiência em Inhambane!

A exposição e feira multimédia é uma actividade inserida no 3º pilar estratégico da BIOFUND “aumentar a consciência da importância da conservação da biodiversidade”, desenvolvida com o objectivo de promover a sensibilidade ambiental e a importância da conservação da biodiversidade em todas camadas da população.

A exposição decorreu na província de Inhambane, especificamente na cidade de Inhambane e teve a duração de 10 dias, de 3 a 12 de Agosto, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane.

Ao longo destes 10 dias, recebemos mais de 5 000 visitantes, na sua maioria alunos das escolas primárias e secundárias, estudantes universitários e formandos dos IFPs. Na totalidade, 24 escolas de Inhambane e 9 escolas da Maxixe tiveram oportunidade de participar nas actividades da 4ª edição da Exposição de Biodiversidade e, assim, ter contacto e desenvolver sensibilidade para a temática da conservação da biodiversidade.

Como complemento à exposição, o programa foi enriquecido com outras actividades:

  • Sessão Solene de Inauguração da Exposição de Biodiversidade, presidida por sua Exa. o Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo.
  • Fórum sob o tema “Harmonizando o Desenvolvimento Económico e a Conservação da Biodiversidade”, realizado no primeiro dia do evento e que contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais, num total de cerca de 200 participantes.
  • Palestra e sessão de observação de aves da Baía de Inhambane com um especialista internacional, Gary Allport.
  • Lançamento do Mapa das Artes para a cidade de Inhambane, presidido por Sua Exa. o Governador da Província.
  • Exposição fotográfica sobre a biodiversidade de Moçambique, patente no Hotel Casa do Capitão, em Inhambane, durante todo o período do evento.
  • Sessões de educação ambiental que atingiram a globalidade das escolas participantes no evento.
  • Mais de 25 palestras, debates e minicursos, inseridos em temas de relevância para a província, que contaram com a audiência de mais de 1 400 participantes.
  • 10 dias de exibição continua de filmes, aos quais assistiram mais de 2 200 participantes.
  • 5 dias com actividades específicas para as crianças, incluindo jogos didácticos e concursos de desenho, organizados pela FUP e pela CCS Italia.
  • Feira de Biodiversidade, realizada durante 3 dias e que contou com a participação cerca de 30 expositores do Governo, Academia, ONGs e projectos de conservação e desenvolvimento sustentável. Nos dias da feira estiveram presentes mais de 1300
  • Visitas de campo, que incluíram actividades de limpeza de praia, observação de baleias, visitas a áreas de mangal e áreas marinhas de conservação comunitária, que contaram com a participação de crianças vindas do Zinave (10 crianças), Bazaruto (6 crianças) e Barra (10 crianças).
  • Projecção de filmes e networking em sítios chave da cidade de Inhambane que envolveram parceiros de diversas organizações nacionais e internacionais.

Procurando despertar na geração do amanhã o cuidado pela biodiversidade, foram direccionadas às crianças e adolescentes, actividades educativas e recreativas que estimulam o gosto pela arte e imaginação à volta da biodiversidade, a visualização de filmes educativos sobre a conservação dos recursos naturais, bem como concursos onde os vencedores foram simbolicamente premiados. Os prémios distribuídos incluíram material escolar (mochilas, cadernos, lápis, canetas, entre outros), instrumentos musicais com ligação à província, material para actividades de campo (lanternas, bebedouros, tendas, rádios, entre outros).

Esta 4ª edição da exposição itinerante da BIOFUND foi realizada em parceria com a Universidade Pedagógica (UP) e o Governo Provincial de Inhambane, contando ainda com o apoio de vários parceiros nacionais e internacionais.

Foi notória e muito positiva a variedade de sinergias e capacidade de trabalho de todos os que, de uma forma ou de outra, estiveram envolvidos na preparação e realização deste evento. A todos, muito obrigada pelo apoio! Khanimambo!