No decorrer da IV Exposição de Biodiversidade realizada entre 3 – 12 de Agosto de 2018 na cidade de Inhambane, intitulada “A Cultura da Conservação e o Desenvolvimento Sustentável”, a BIOFUND organizou três dias de educação ambiental para estudantes provenientes de escolas ao redor das Áreas de Conservação de Inhambane.
Programa de Educação Ambiental para Estudantes do Ensino Primário da Província de Inhambane
Participaram do evento 26 estudantes, 10 provenientes da EP 1º e 2º grau de Covane (dentro do Parque Nacional do Zinave), 6 da EP 1º e 2º grau de Bazaruto (dentro do Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto) e 10 da EP 1º e 2º grau de Conguiana (Praia da Barra).
O programa de educação ambiental teve como objectivo desenvolver acções educativas, visando capacitar/habilitar estudantes (dos 9 aos 14 anos), sobre técnicas e ferramentas para minimizar impacto do lixo no meio ambiente; Proporcionar condições de aquisição de conhecimentos, habilidades entre os estudantes, bem como para o desenvolvimento de atitudes visando à participação individual e coletiva na gestão de resíduos sólidos e Partilhar conhecimento e práticas de gestão de recursos costeiros e marinhos através da participação em visitas guiadas para o mangal e santuários marinhos.

Estas actividades foram realizadas com o apoio de um facilitador de educação ambiental e destacaram-se as seguintes:
A observação de baleias, constituiu um momento importante para os estudantes terem um contacto visual com um dos maiores animais mamíferos marinhos. Uma vez ser este o período de ocorrência de Baleias na costa moçambicana foi uma oportunidade única para os estudantes presentes.
A observação do plâncton (principal alimento do tubarão) com o auxílio de microscópios. Antecedido a esta observação do plâncton, foi feita uma introdução sobre o Tubarão Baleia e seu modo de vida, para facilitar a compreensão do assunto.
Visita guiada a estufa de mudas de mangal na cidade de Inhambane, em parceria com o Instituto de Investigação Pesqueira da Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas de Inhambane, onde aprenderam sobre o que são mangais, distribuição de espécies de mangal (mangal vermelho e mangal branco), a importância do mangal para protecção costeira, combate a erosão, uso de estacas para lenha, entre outros serviços providenciados pelo mangal e o papel das instituições e pessoas na sua protecção.
Visita guiada a uma área marinha de conservação comunitária, em parceria com a Ocean Revolution, com intuito de aprender como as comunidades têm feito a sua gestão. É uma área natural que é manejada de maneira a garantir o sustento das comunidades, sem pôr em causa a conservação da área.
Limpeza de praia do Tofo antecedida por uma palestra realizada no escritório da All Out Africa, onde foram explicados os tipos de lixo que vem dar a costa através de várias formas.
Demonstrações básicas sobre resíduos, com o apoio do activista ambiental Carlos Serra, os estudantes tiveram uma oportunidade de serem sensibilizados sobre a importância de retirar o lixo plástico do ambiente.
Actividades artísticas, onde os estudantes aprenderam a aproveitar manifestações culturais da comunidade para desenvolver actividades de educação, desenharam os animais mais comuns que eles encontram nas suas zonas de origem e emblemáticos.
Jogos de introspecção, em parceria com a MMF, diversão sobre o meio ambiente, sobretudo de auto descoberta de elementos que podem encontrar no ambiente, animais marinhos como a tartaruga, poluição marinha.
Para além dessas actividades, os estudantes tiveram a oportunidade de participar na Exposição de Biodiversidade, Feira, projecção de filmes, jogos didáticos (Jogo de corrida de sacos, Puxa corda, Teia de aranha, Cartas).
Durante os 3 dias de actividades os estudantes foram avaliados, pelas suas atitudes, engajamento e qualidade de respostas após as actividades que participaram. A premiação dos 5 melhores alunos contou com a presença do Professor Doutor Almeida Guissamulo.
Estas actividades realizaram-se com o apoio de vários parceiros, com especial destaque para: Marine Megafauna Foundation, All Out Africa, Ocean Revoluction, IIP, CCS Itália, PN Zinave, Peace Park Foundation (PPF), PNA Bazaruto, African Parks (AP), Let´s do it, entre outros.