Publicado em 17/06/2021


A Still Standing, BIOFUND e a Wildlife Alliance sensibilizam estudantes sobre a importância dos Mangais e do Pangolim para o meio ambiente

A Still Standing, Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), através do Programa de Contrabalanços de Biodiversidade e a Wildlife Alliance, realizaram no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente, que se assinalou à 5 de Junho, uma palestra na Escola Secundária Josina Machel na Cidade de Maputo, sobre a importância dos Mangais e do Pangolim para o meio ambiente.

A Coordenadora do Programa de Contrabalanços de Biodiversidade e especialista em mangais, Denise Nicolau, referiu que Moçambique possui a décima terceira maior área de mangal do mundo e a nível de África é considerada a terceira maior área, com nove espécies distintas.

“Os mangais são o habitat para a reprodução de varias espécies costeiras e marinhas e as suas raízes ajudam a estabilizar os solos, prevenindo a erosão, forma também barreiras naturas contra ciclones e ventos fortes, ajudam a manter a qualidade da água, filtrando poluentes. Os mangais providenciam vários benefícios para o meio ambiente e para os seres vivos e educar os mais novos sobre a relevância deste ecossistema prepara a nossa geração e as gerações futuras sobre a conservação dos mangais” – Salientou Denise Nicolau.

Por outro lado, a equipa Wildlife Alliance trouxe através de uma linguagem muito didáctica a importância da protecção do pangolim e frisou que o pangolim desempenha um papel crucial na protecção das florestas da destruição das pragas de formigas, ajudando a manter o equilíbrio ecossistémico bem como ajudando na fertilização do solo.

A palestra foi dirigida à raparigas com idades compreendidas entre 14 a 17 anos, que de forma activa mostraram-se motivadas em contribuir para a preservação dos mangais e do pangolim.

A palestra foi organizada pela Still Standing, uma plataforma moçambicana fundada em 2014, vocacionada para a Educação através do Desporto (basquetebol), Cultura, Civismo e Conservação da Biodiversidade.