Publicado em 20/11/2023


Estagiária da 5 Edição do PLCM Promove Sessão de Educação Ambiental em Sussundenga

No passado dia 16 de Novembro, Delfina Artur, jovem recém-formada em Relações Públicas pela Escola Superior de Jornalismo e participante da 5ª Edição do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), promoveu uma sessão de Educação Ambiental na Escola Secundária de Sussundenga.

Este evento, integrado no projecto da Sala de Conservação de Sussendenga, contou com a presença de 25 alunos do ensino primário da Escola Primária de Nhamezara e 6 alunos do ensino secundário. Estes últimos, previamente treinados, actuaram como pontos focais neste projecto pioneiro.

Delfina, alocada na Paisagem de Chimanimani (PIU), dedicou-se a despertar nos mais jovens a importância vital da biodiversidade e da preservação do nosso planeta. A sessão proporcionou aos alunos uma experiência educativa e artística única, onde aprenderam sobre a diversidade da fauna e a sua importância na subsistência humana. As crianças expressaram-se artisticamente através de desenhos de várias espécies, revelando a conexão entre a arte, a educação e a conservação ambiental.

Além do aspecto educativo, a sessão incluiu demonstrações práticas de utilização de materiais reciclados, jogos de palavras e abecedários, mostrando como a reciclagem pode ser incorporada no dia-a-dia. A iniciativa provou ser uma maneira inovadora de despertar um interesse renovado pelos temas ambientais entre os jovens.

Esta actividade sublinha a acção do PLCM na formação de futuros líderes em conservação e o compromisso da jovem Delfina Artur com a educação ambiental. O evento não só educou, mas também inspirou os estudantes a cuidarem activamente do meio ambiente que os rodeia.

Para mais informações sobre as iniciativas do PLCM na formação de futuros líderes em conservação, siga o link .