Publicado em 08/03/2022


ANAC e BIOFUND avaliam a necessidade de formação do Sistema Nacional das Áreas de Conservação

Foi realizado na Cidade de Maputo, no dia 25 de Fevereiro de 2022, um seminário de Apresentação e Validação do Relatório de Diagnóstico das Necessidade de Formação do Sistema Nacional das Áreas de Conservação (SNAC), promovido pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND).

Este estudo, foi desenvolvido e apresentado pela Southern Africa Wildlife College (SAWC), no âmbito do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM). O estudo visava identificar as necessidades de formação dos profissionais do SNAC e desenhar um plano de formação e de monitoria, tomando em consideração o Guião de Registo de Competências dos profissionais da Áreas de Conservação (ACs) definido pela IUCN.

O estudo que teve como amostra 4 Áreas de Conservação públicas e 4 áreas privadas, identificou como principais necessidades de formação temáticas a restauração da biodiversidade e o desenvolvimento comunitário.

Ainda no contexto desta consultoria, foi criada uma plataforma que permitirá fazer o diagnóstico e ao mesmo tempo fornecer informações sobre habilitações que ajudarão a identificar cursos para a obtenção das competências adequadas para o melhor desempenho dos profissionais das ACs.

Com este treinamento, espera-se que os profissionais das Áreas de conservação disponham de capacidades técnicas e profissionais que contribuam para a melhoria da gestão dos recursos naturais e da biodiversidade.