Publicado em 09/02/2023


Juventude e Liderança na Conservação da Biodiversidade: Conheça a História de Baptista Bisteque

“O jovem líder Baptista Julião Bisquete, de 27 anos, natural de Morrumbala, na Zambézia, é Licenciado em Ciências da Comunicação com Habilitação em Jornalismo. Baptista é um dos beneficiários da 3ª edição de estágios pré-profissionais do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), implementado pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade BIOFUND em coordenação com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC).

Baptista foi afecto ao Sector de Turismo no Parque Nacional de Maputo (PNAM) onde teve a ideia brilhante de promover internamente a criação da Repartição de Comunicação e Imagem. No início, alguns colegas não entendiam a importância desta componente, mas Baptista persistiu e provou a sua relevância através da produção de documentários (vídeos e fotos) ilustrando as actividades realizadas no parque.

Hoje, o seu trabalho é um mecanismo fundamental de divulgação dos resultados das ações desenvolvidas no parque e de promoção das suas potencialidades. Para Baptista, o PLCM foi uma porta de entrada para o início da sua carreira profissional no campo da conservação. “O PLCM ajudou-me a dar o primeiro passo na minha vida profissional. Hoje, considero-me um jovem líder de conservação, pois trabalho com todos os sectores da instituição e uso a comunicação como uma ferramenta para garantir uma melhor protecção da biodiversidade“.

Veja aqui o vídeo produzido por Baptista Bisquete (também disponível no facebook do PNAM), que mostra o dia a dia dos outros jovens estagiários do PLCM, fazendo a diferença nas actividades de conservação da biodiversidade no PNAM.

O PLCM é uma plataforma de liderança e desenvolvimento pessoal e profissional para jovens que buscam uma carreira na conservação da biodiversidade. Quer se tornar um líder de conservação da biodiversidade? Obtenha mais informações sobre o PLCM aqui.