Publicado em 11/07/2022


ASSEMBLEIA GERAL DA BIOFUND APROVA NOVOS ESTATUTOS E LANÇA CAMPANHA DOS 10 ANOS

Decorreu no dia 07 de Julho de 2022, na Cidade de Maputo, a X Assembleia Geral da Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, com a participação de cerca de 50 pessoas, entre representantes de instituições governamentais e não governamentais ligadas ao sector da conservação.

Nesta sessão, foi apresentado e aprovado o relatório de actividades de 2021 que teve como destaque o financiamento de 2022, com mais de USD 5M para 31 Áreas de Conservação de gestão pública e privada em todo país; a aprovação de 10 novos membros da Assembleia Geral; e a apresentação e aprovação dos novos estatutos da BIOFUND, actualizados com base na nova “lei das fundações” que traz um conjunto de responsabilidades acrescidas para o Conselho de Administração, em detrimento das responsabilidades anteriormente atribuídas à Assembleia Geral.

Fui igualmente lançada a campanha dos 10 anos da BIOFUND, que tem como objectivos, divulgar os principais resultados alcançados durante os primeiros 10 anos de existência, promover a responsabilidade ambiental através de divulgação de mensagens de conscientização ambiental e de reforçar o nosso compromisso com a conservação da biodiversidade em Moçambique.

Esta celebração vai incluir várias acções que visam enaltecer o esforço de vários parceiros da comunidade de conservação no âmbito da implementação de vários projectos para a conservação da biodiversidade em Moçambique.

Um ponto a destacar nesta sessão é a perspectiva de crescimento da BIOFUND, que tem actualmente uma carteira de 16 projectos, que apoiam 18 Áreas de Conservação em Moçambique. No próximo ano, a BIOFUND prevê um crescimento no número de projectos (em cerca de USD 100M para os próximos 5 anos) para apoiar 25 Áreas de Conservação, alargando o seu apoio para mais áreas marinhas e costeiras, capacitação, treino e educação ambiental mais abrangente, assim como maior envolvimento do sector privado e áreas de conservacao comunitárias.

Fique atento às próximas publicações e saiba mais sobre os 10 anos da BIOFUND!