Publicado em 11/05/2022


Biodiversidade Terrestre e Marinha na Fortaleza de Maputo

A Fundação para Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, iniciou a 7 de Maio de 2022, uma exposição sobre a biodiversidade terrestre e marinha em Moçambique alusiva ao evento de celebração da semana da Europa, organizado pela União Europeia na Fortaleza de Maputo.

O evento liderado pela EU teve como principal objectivo expor ao público, projectos e iniciativas de cooperação financiadas ou pela União Europeia ou pelos seus Estados membros em Moçambique, através de Danças tradicionais, Poesia, Jogos, Exposições, Música e ativismo à volta de temas de desenvolvimento socioeconómico sustentável.

Com mais de 700 participantes, a cerimônia de abertura foi marcado por actividades de educação ambiental para adolescentes das escolas do Bairro Chamanculo. A mesma actividade foi liderada por Lídia Mangane, oficial de Monitoria e Avaliação do projecto PROMOVE Biodiversidade com objectivo de chamar atenção sobre a preservação dos recursos marinhos.

A exposição de Biodiversidade terrestre e marinha exprime alguns dos 5 sentidos humanos, dentre eles a visão, audição e paladar, tendo tido no primeiro dia cerca 300 visitantes de varias idades com destaque para os embaixadores e chefes de cooperação da EU, da Itália e da França (alem de muitas outras individualidades), que foram acompanhadas pelo do PCA da BIOFUND, Narciso Matos e pela directora de Programas, Alexandra Jorge.

As empresas café de Manica e Café de Chimanimani, parceiros da BIOFUND, marcaram activamente a sua presença oferecendo aos visitantes provas do café produzido em Moçambique e falando sobre o seu papel em prol da conservação em Moçambique, através da canalização de uma parte das suas receitas para actividades de conservação da Biodiversidade no Parque Nacional de Chimanimani.
Vários visitantes deixaram ficar os seus comentários em relação ao evento e em particular sobre a exposição, a destacar: De um modo geral a experiencia de participar na exposição foi muito boa, permitiu-me viajar por Moçambique todo, estando em uma área pequena. Foi possível também conhecer um pouco do trabalho de conservação que está a ser desenvolvido pela BIOFUND, frisou um dos visitantes.

A BIOFUND tem realizado desde 2015 acções de divulgação sobre a importância e relevância da nossa biodiversidade através de exposições de biodiversidade, envolvendo um público jovem, escolas e instituições de vários pontos do País. Esta exposição está aberta ao público todos os dias até ao final do mês de Maio.

Saiba mais sobre as diversas acções de divulgação da biodiversidade aqui.