Publicado em 19/12/2022


BIOFUND e o Governo da Suécia assinam acordo de apoio à Conservação da Biodiversidade em Moçambique

A Fundação para Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e a Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, assinaram recentemente um acordo de parceria, com o objectivo de apoiar a Conservação da Biodiversidade e melhorar a adaptabilidade e resiliência climática nas Áreas de Conservação em Moçambique. Este é o primeiro compromisso a longo prazo deste importante parceiro para a BIOFUND, e está aliado ao crescimento e diversificação de fundos que a Fundação está a prever para os próximos anos.

Com um financiamento de 16 milhões de USD, o projecto prevê apoiar a conservação da biodiversidade e os serviços ecossistémicos em terras e paisagens marinhas relevantes, apoiar os mecanismos de financiamentos inovadores para melhorar o valor da biodiversidade e alternativas de vida sustentável nas comunidades e reforçar a gestão da conservação da biodiversidade, estudos, capacitação e treinos. As acções dirigidas às áreas de conservação atendem às prioridades da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC).

Estas actividades vão ser implementadas até 2027, na Reserva Nacional de Pomene, Reserva Especial do Niassa, Área de Protecção Ambiental de Maputo, Parque Municipal de Malhazine, como também em algumas coutadas e áreas de conservação comunitária.

Este projecto vai permitir o reforço e a consolidação das acções que a BIOFUND tem vindo a desenvolver, bem como apoiar as Áreas de Conservação já existentes assim como novas Áreas de Conservação que venham a ser criadas.