Publicado em 16/12/2022


Embaixada da Noruega, BIOFUND e InOM Inauguram Exposição Marinha Intitulada “Oceano que nos Une”

Alusivo a chegada do navio veleiro de pesquisa One Ocean Expedition em Moçambique, a Embaixada da Noruega em coordenação com a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e o Instituto Oceanográfico de Moçambique (InOM) inauguraram esta quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022, no museu das pescas, Cidade de Maputo, uma exposição marinha sob lema “Oceano que nos Une”.

A exposição tem como objectivo destacar a biodiversidade marinha de Moçambique, trazer a sua importância e a necessidade da sua conservação, lançando uma reflexão sobre a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), a qual exalta a necessidade do uso da ciência para um oceano que queremos.

A BIOFUND teve um papel crucial para a materialização do projecto “Oceano que nos Une”, tendo contribuído com muitos dos materiais de exposição em painéis informativos sobre a biodiversidade marinha e fotografias de diferentes espécies e habitats marinhos. Os conteúdos de exposição da BIOFUND fazem parte integrante das exposições e feiras de biodiversidade que desde 2015 a Fundação tem trazido ao público de diversas formas, em várias províncias, integradas em parcerias diversificadas.

Intervindo na cerimónia de Inauguração, a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso ressaltou a importância da exposição para a preservação dos recursos marinhos e enalteceu o engajamento dos parceiros pela materialização do projecto. “Recebemos a Exposição “Oceano que nos une”, uma plataforma que através de várias imagens informativas nos mostra os desafios na conservação dos ecossistemas marinhos. Esta exposição deve servir para consciencializar os jovens sobre as boas práticas marinhas, é uma verdadeira aula sobre o oceano que evoca a sustentabilidade no uso dos recursos marinhos. Agradecemos aos expositores aqui presentes, nomeadamente a BIOFUND, o InOM, a Universidade Eduardo Mondlane, o WCS, Market Marine System, Fundo Nacional de Investigação e o WIOMSA. Bem haja a todos e deste modo, declaramos inaugurada a exposição o “Oceano que nos une”.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, do Embaixador do Reino da Noruega, o Director Geral do InOM , o Director Executivo da BIOFUND, o representante da UNESCO, entre outras individualidades. Esta exposição marinha está aberta ao público até ao dia 03 de Janeiro de 2023, no Museu das Pescas, visite-a!