Publicado em 22/05/2021


Moçambique celebra dia Internacional da Biodiversidade com lançamento de Áreas-Chave para a Biodiversidade

Sob o lema “Nós somos parte da solução para a natureza”,  Moçambique celebra hoje, 22 de Maio, o dia internacional da biodiversidade.

A biodiversidade é indispensável para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e reveste-se de grande importância para a vida e sobrevivência da humanidade. A variedade e uso equilíbrado dos recursos naturais tornam por exemplo possível a disponibilidade e qualidade da água potável que bebemos, do ar que respiramos, dos alimentos que produzimos, a estabilidade e protecção das zonas montanhosas, a protecção das zonas costeiras entre outros.

Numa altura em que os recursos naturais sofrem grande pressão devido ao desenvolvimento sócio económico, Moçambique toma a liderança e usando novos procedimentos identifica, mapeia  e lança pela primeira vez no país, áreas-chave para a biodiversidade (sigla em ingles KBAs – Key Biodiversity Areas). As KBAs são locais que devido às suas características especiais contribuem de forma significativa para a persistência da biodiversidade ao nível global tanto em ambientes terrestres como aquáticos e subterrâneos (IUCN, 2016). Em resultado deste estudoe foram identificadas e mapeadas 29 KBAs, das quais 25 são terrestres e 4 são marinhas, que ocupam uma área total de 139.947,05 km2. Esta actividade foi realizada no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Terra e Ambiente, a Wildlife Conservation Society (WCS), e outros parceiros incluindo a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), tendo contado com o financiamento da USAID através do Projecto SPEED+. Para saber mais sobre os KBAs clique aqui. Pode tambem aceder aos documentos na biblioteca digital da BIOFUND, aqui.

Hoje todos somos chamados a contribuir para a conservação da biodiversidade afinal “nós somos parte da solução para a natureza”.

Pequenas acções como plantar uma árvore, manter o meio ambiente limpo, entre outras práticas, podem ajudar a conservar a biodiversidade. Faça a sua parte e contribua para a conservação da biodiversidade!