Publicado em 28/04/2023


Bolsas de Estudo do PLCM Transformam Vidas e Protegem a Biodiversidade no Norte de Moçambique

Tratam-se de 30 jovens promissores das províncias de Nampula e Niassa, que sonham com um futuro melhor para as suas comunidades e para a conservação, graças a bolsas de estudo do Programa de Liderança para Conservação de Moçambique (PLCM).

Implementado pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), o PLCM concedeu bolsas de estudo a 15 jovens que frequentam o Ensino Secundário Geral e 15 do ensino Técnico-profissional. Os beneficiários das bolsas frequentam cursos de Agropecuária e Construção Civil no Instituto Politécnico da ADPP em Nacala e ensino secundário geral na Escola Secundária de Macaloge, distrito de Sanga. Estes jovens são oriundos de distritos que integram a paisagem da Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS) em Nampula e da comunidade de Chipange Chetu em Sanga, província de Niassa.

As bolsas foram atribuídas no contexto da componente de conservação do Projecto de Resiliência Rural do Norte de Moçambique (MozNorte), financiado pelo Banco Mundial e coordenado pela BIOFUND em colaboração com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), cujo objectivo é melhorar a resiliência das comunidades vulneráveis e a gestão dos recursos naturais na região Norte de Moçambique.

Com o apoio destas bolsas, os jovens podem prosseguir os seus estudos e reduzir a dependência de práticas insustentáveis, como a agricultura itinerante, pesca tradicional, caça e outras formas de exploração de recursos naturais. Ao formar jovens das comunidades vizinhas às Áreas de Conservação, o projecto MozNorte visa capacitar estes jovens para se tornarem líderes da conservação da biodiversidade nas suas comunidades. Junta-te a esta causa e apoia a educação e conservação em Moçambique!