Publicado em 09/05/2023


PLCM promove Educação Ambiental e Arte Sustentável na Escola Secundária de Sussundenga

Na manhã de quinta-feira, 04 de Maio 2023, a Escola Secundária de Sussundenga acolheu uma iniciativa promovida pela BIOFUND, através do Programa de Liderança para Conservação de Moçambique (PLCM) em parceria com o Parque Nacional de Chimanimani e Associação Gonazololo. O evento visou consciencializar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente através da adopção de práticas sustentáveis, como a reciclagem e a recolha selectiva de resíduos sólidos.

A palestra, que contou com a presença de 350 alunos, teve como foco a transformação de materiais reciclados em artigos de arte e a geração de renda a partir destes produtos. Com a orientação da Organização Juvenil para o Desenvolvimento Comunitário – Gonazololo, os estudantes aprenderam a produzir carvão a partir de papel reciclado e sofás utilizando garrafas plásticas.

Para complementar as actividades práticas, os alunos beneficiaram de uma palestra sobre a gestão dos resíduos sólidos, facilitada pela equipa do Parque Nacional de Chimanimani. Lola Raposo, Directora da Associação Gonazololo, salientou que o objectivo da palestra é dotar os jovens de conhecimentos práticos em matéria de reciclagem e transformação do lixo em luxo, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Catarina Vasco e Edson Xadreque, alunos beneficiários da actividade, partilharam os conhecimentos adquiridos durante a palestra e deixaram uma mensagem aos demais jovens: “Durante a palestra, aprendemos a transformar papel em carvão e a produzir um sofá com garrafas recicladas. Queremos convidar os jovens como nós para adoptarem práticas como estas, para juntos conservarmos o meio ambiente e produzirmos artigos sustentáveis“.

Esta actividade integra-se no projecto “Sala de Conservação de Sussundenga”, uma iniciativa do PLCM, no âmbito do projecto MozBio2 (com fundos do IDA/Banco Mundial) em parceria com o Parque Nacional de Chimanimani, Portucel Moçambique, Associação Gonazololo entre outros parceiros, que busca promover a educação ambiental e a consciência ecológica entre os jovens, com vista a um futuro mais sustentável e harmonioso entre a humanidade e o meio ambiente.