Publicado em 02/02/2023


Café de Manica e BIOFUND protegem a biodiversidade do Parque Nacional de Chimanimani

O Café de Manica está a colaborar para a proteção da biodiversidade de Moçambique. A empresa canalizou em Janeiro de 2023, 2% da sua receita anual da venda do café em 2022, para a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), com vista a reforçar o seu apoio a conservação da biodiversidade no Parque Nacional de Chimanimani.

Este mecanismo inovador é resultado de uma parceria com a BIOFUND, firmada em Janeiro de 2022 visando canalizar apoio financeiro para o Parque Nacional de Chimanimani, para a protecção dos recursos naturais naquela importante Área de Conservação. Com a cifra anual proveniente da venda do café, o Parque Nacional de Chimanimani irá reforçar a protecção da biodiversidade daquela Área de Conservação reconhecida como Área-Chave para a Biodiversidade (KBA), graças ao seu nível excepcional de endemismo de plantas, importância para aves e por albergar espécies únicas de plantas, aves, borboletas, anfíbios, répteis e mamíferos.

Esta parceria vem reforçar o trabalho da BIOFUND e seus parceiros no âmbito do projecto de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Comunitário (CBDC) na Área de Conservação de Chimanimani, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Fundo Francês para o Ambiente Mundial (FFEM) e Fauna and Flora International (FFI).

Com a colaboração de empresas como o Café de Manica, estamos a dar um passo importante na preservação da biodiversidade para as gerações futuras e também na sensibilização e responsabilização da sociedade civil para estas temáticas.