Publicado em 02/08/2021


Dia Internacional do Fiscal de Florestas e Fauna bravia marcado pela condecoração de cinco fiscais do ano 2021

O reconhecimento foi feito pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, numa cerimónia que teve lugar na Reserva Especial de Niassa, no dia 31 de Julho de 2021, dia internacional do Fiscal de Florestas e Fauna Bravia.

Comemorado em 2021 sob lema “Eu estou com os fiscais de todo mundo”, o evento de celebração contou com a presença do Presidente da República, a Ministra da Terra e Ambiente, a Governadora e o Secretário de Estado do Niassa, o Director Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), o Presidente do Conselho de Administração da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), representante da Associação Moçambicana de Operadores de Safaris (AMOS) e outras individualidades do sector de conservação. A nível internacional, o evento contou com a participação do Ministro de Devolução e das Terras Áridas e Semi- Áridas da República do Quénia, em representação do Presidente da República do Quénia, Uhuru Kenyatta.

Neste evento, entre outros destaques, foram distinguidos 5 (cinco) fiscais do ano 2021, provenientes de 5 Áreas de Conservação públicas e privadas do país, nomeadamente António Soze Fombe da Reserva Especial de Niassa, João Bernardo Castigo Massane do Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto, José Ernesto Amimo de Luwire – Lugenda Wildlife Reserve, operador privado que faz parte da Reserva Especial de Niassa, Martins Rodrigues da Reserva Especial de Maputo e Talento Luwemba de Safaris de Moçambique, em Tchuma Tchato. Esta distinção foi realizada no âmbito da primeira edição do Fundo Dr. Carlos Lopes Pereira, um fundo criado em 2020 pelo Dr. Carlos Lopes Pereira, Director dos Serviços de Protecção e Fiscalização na ANAC, como resultado da sua premiação pela Tusk e gerido pela BIOFUND, que visa reconhecer e exaltar a bravura dos fiscais das Áreas de Conservação públicas e privadas.

Na ocasião, o Presidente da República destacou o papel que os fiscais desempenham na protecção da rica diversidade biológica do nosso país. “Em nome de todos os moçambicanos, felicito a todos fiscais e em especial aos fiscais aqui distinguidos, gostaria que estes sirvam de modelo e fonte de inspiração para os outros colegas que trabalham para a protecção da flora e fauna. Esta celebração visa enaltecer o papel dos fiscais que na linha da frente perderam as suas vidas em benefício da conservação. A celebração vai não só para os fiscais das Áreas de Conservação públicas, mas também para as áreas privadas que dedicam-se à protecção da natureza” – Presidente da República, Filipe Nyusi.

Intervindo após a nomeação, um dos fiscais vencedores manifestou a sua satisfação pelo reconhecimento. “ Sinto-me muito honrado por representar os fiscais de todas as Áreas de Conservação, e da minha Área de Conservação em especial. Esta nomeação nos dá mais força para continuar a trabalhar pela protecção dos recursos naturais.” Martins Rodrigues – Fiscal da Reserva Especial de Maputo.

O evento contou com outras actividades de conservação, com destaque para a Exposição de Biodiversidade organizada pela BIOFUND ao ar livre, e a colocação de um colar de monitoria satélite no elefante apelidado por “The Gentlemen” pelo Presidente da República.

Fique atento à nossa página e saiba mais sobre as outras actividades realizadas na Reserva Especial de Niassa, no âmbito da celebração do dia internacional do Fiscal de Florestas e Fauna Bravia.