Publicado em 29/07/2021


Estagiários do PLCM capacitam técnicos da Direcção Nacional de Floresta em desenho e gestão de base de dados

Oito técnicos da Direcção Nacional de Floresta, beneficiaram de uma capacitação em desenho e gestão de base de dados através das ferramentas de Excel Avançado. A capacitação decorreu de 20 a 23 de Julho e foi dirigida pelos estagiários do Programa de Liderança para Conservação de Moçambique (PLCM). Durante as sessões que decorreram na sede da Direcção Nacional de Florestas em Maputo, os técnicos tiveram a possibilidade de aperfeiçoar suas competências de modo a melhorarem a sua performace durante as suas actividades diárias.

Participaram do curso, o Chefe da Repartição de Sistema de Informação Florestal, Chefe da Repartição do Apoio Geral (Departamento de Recursos Humanos), técnicos do Departamento de Normação e Controlo e técnicos do Departamento de Maneio Comunitário.

Durante a formação foram apresentados vários exemplos direcionados às actividades diárias dos técnicos da DINAF com destaque para o uso das ferramentas para desenho de base de dados de gestão de recursos humanos, ferramentas para desenho de base de dados para gestão de processos e verificação de comprimento de actividades e, ferramentas para desenho de base de dados para avaliações históricas de dados.

De acordo com os técnicos, esta formação foi de extrema importância pois tinham dificuldades no uso da ferramenta Excel e espera-se que este curso possa abranger outros técnicos que trabalham nas outras direcções provinciais.

Para o estagiário Matola Salimo, mestre em Maneio e Conservação da Biodiversidade pela Eduardo Mondlane, este curso está inserido no plano de estágios e esta partilha de conhecimento é uma grande oportunidade para melhorar não só as habilidades dos técnicos mas, principalmente uma forma de implementar em actividades concretas no trabalho da Direcção Nacional de Florestas.