Publicado em 06/08/2021


Presidente da República enaltece a importância da Exposição da Biodiversidade organizada pela BIOFUND

Esta informação foi avançada no dia 31 de Julho de 2021, durante o evento de celebração do Dia Internacional do Fiscal de Florestas e Fauna Bravia, organizado pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), na Reserva Especial do Niassa, após o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, ter visitado a Exposição da Biodiversidade desenvolvida pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND).

A exposição teve como principal objectivo destacar os resultados da bravura dos fiscais de florestas e fauna bravia, sensibilizando os participantes sobre o seu papel na protecção da rica biodiversidade do nosso país, tendo alcançado cerca de 100 pessoas.

Neste contexto, foram exibidas fotografias e painéis de biodiversidade com informação relevante sobre espécies de flora, fauna e habitats predominantes na Reserva Especial do Niassa, assim como fotografias de fiscais durante o exercício das suas actividades e produtos de artesanato feitos pelas comunidades locais

Durante a visita, o Presidente da República ficou impressionado com trabalho desenvolvido pela BIOFUND em torno da promoção e conservação da biodiversidade e pelas iniciativas comunitárias locais. “É gratificante ver organizações privadas como a BIOFUND engajadas na protecção do meio ambiente. Por outro lado, as comunidades estão a desempenhar um papel importante na busca de alternativas locais de geração de renda. A exposição por si só ilustra o excelente trabalho que está a ser feito para a protecção dos recursos naturais e desenvolvimento das comunidades”, frisou Filipe Nyusi

A BIOFUND realiza a Exposição da Biodiversidade desde 2015 e já alcançou mais de 15000 pessoas e 120 escolas em cinco províncias de Moçambique (Maputo, Gaza, Inhambane, Manica e Zambézia).

A Reserva Especial do Niassa, anfitriã do evento, é a maior Área de Conservação de Moçambique, com cerca de 42.400 Km2, incluindo a sua zona tampão. É uma das maiores Reservas Florestais de Miombo do mundo, que abriga as populações mais significativas da vida selvagem e uma variedade imensurável da diversidade biológica do país. Esta área é beneficiária da BIOFUND através do programa BIO-Fundo de Emergência, que apoia no pagamento de salários dos fiscais (cujos salários eram anteriormente pagos através de receitas turísticas) e na aquisição de material de prevenção do COVID 19, durante o período da pandemia.