O Director Executivo da BIOFUND, Luís B. Honwana, visitou o Brasil de 11 a 18 de Junho a convite do Banco Mundial, na qualidade de assessor da delegação do MITADER, para contactos com diversas entidades federais do sector da conservação.
Director Executivo da BIOFUND integra delegação do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural para visita à Brasília
Esta visita teve como objectivo a preparação do Plano de Acção correspondente ao Acordo trilateral Brasil/ Moçambique/ Banco Mundial, no âmbito da cooperação Sul-Sul, recentemente assinado em Maputo.
Este Memorando de Entendimento abrange uma vasta gama de assuntos que vão desde o ordenamento do território, a biodiversidade até à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Segundo o Banco Mundial , alguns dos objectivos específicos da aprendizagem incluem, mas não se limitam a: reformas efectivas das políticas públicas para o meio ambiente e agricultura de conservação; medidas inovadoras para aumentar a regularização fundiária; tecnologias de plantio para áreas restauradas; desenvolvimento da cadeia de valor e promoção do empreendedorismo rural dos pequenos proprietários; e ainda, o potencial de parcerias público-privadas para fornecer fluxos de crédito rural para pequenos agricultores e agronegócios.