Publicado em 07/08/2017


Director Executivo da BIOFUND integra delegação do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural para visita à Brasília

O Director Executivo da BIOFUND, Luís B. Honwana, visitou o Brasil de 11 a 18 de Junho a convite do Banco Mundial, na qualidade de assessor da delegação do MITADER, para contactos com diversas entidades federais do sector da conservação.

Esta visita teve como objectivo a preparação do Plano de Acção correspondente ao Acordo trilateral Brasil/ Moçambique/ Banco Mundial, no âmbito da cooperação Sul-Sul, recentemente assinado em Maputo.

Este Memorando de Entendimento abrange uma vasta gama de assuntos que vão desde o ordenamento do território, a biodiversidade até à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Segundo o Banco Mundial , alguns dos objectivos específicos da aprendizagem incluem, mas não se limitam a: reformas efectivas das políticas públicas para o meio ambiente e agricultura de conservação; medidas inovadoras para aumentar a regularização fundiária; tecnologias de plantio para áreas restauradas; desenvolvimento da cadeia de valor e promoção do empreendedorismo rural dos pequenos proprietários; e ainda, o potencial de parcerias público-privadas para fornecer fluxos de crédito rural para pequenos agricultores e agronegócios.