Publicado em 27/01/2021


Família de leões dá boas-vindas às estagiárias do PLCM na Reserva Especial Niassa

O facto deu-se na última quarta-feira, 20 de Janeiro, nos escritórios de Mariri, uma concessionária do Bloco L5S da Reserva Especial de Niassa, onde encontram-se Sofia Nhalungo e Tânia Zeferino, estagiárias da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e beneficiárias do Programa de Liderança para Conservação de Moçambique (PLCM).

E se a relação entre este mamífero felino e o homem tem sido assustadora, desta vez o encontro foi amigável. A família de leões, composta por um macho e duas fêmeas, não só decidiu fazer pausa para fotos, como também permaneceu tranquila ao se aperceber da presença humana. Após alguns minutos a família decidiu prosseguir o seu passeio pela reserva.

Ver a família de leões foi uma experiência marcante para as futuras líderes em conservação, afinal não são todos os dias que temos a chance de estar cara a cara com o “rei da selva”.

“Foi emocionante ver os leões no seu habitat tranquilos, parecendo não se importar com a nossa presença.  Naquele momento, pude perceber que na verdade nós, os humanos, é que fizemos deles nossos inimigos, pois, invadimos o espaço o seu e eles acabam mostrando um comportamento agressivo para se defender.” Afirmou Sofia Nhalungo

Por seu turno, Tânia Zeferino contou que quando viu os leões tão próximos e sem apresentar nenhum comportamento agressivo, percebeu que é possível a coexistência entre os humanos e a fauna bravia, desde que se respeite o espaço de cada um.

A visita tranquila e harmoniosa dos felinos às estagiárias realçou a possibilidade de boa convivência entre o ser humano e a natureza e os ganhos mútuos que a conservação oferece ao homem assim como à natureza. Igualmente, foi destacado o potencial que as Áreas de Conservação têm para a prática do turismo baseado na natureza.

Sofia Nhalungo e Tânia Zeferino são recém-graduadas em Ecologia e Conservação da Biodiversidade Terrestre e Biologia Marinha, Aquática e Costeira, respectivamente e encontram-se na Reserva Especial de Niassa para desenvolver habilidades práticas de trabalho de campo por período de dezassete dias, no âmbito do Programa de Estágios do PLCM.