Publicado em 26/08/2021


Fiscal do ano 2021 - Talento Luwemba: Jovem - Líder e herói da biodiversidade

Destacado pela sua liderança em actividades de combate à caça furtiva, Talento Luwenda é um jovem de 28 anos de idade, fiscal do programa Tchuma Tchato no Safaris de Moçambique, exercendo a actividade de fiscalização há 5 anos.

De acordo com os seus superiores, Talento sempre mostrou interesse em trabalhar na conservação da biodiversidade e trouxe óptimos resultados em trabalho com as comunidades. Devido a sua determinação e espírito de liderança, ocupa desde 2019 o cargo de chefe dos fiscais.

A actividade de destaque que contribuiu para a sua nomeação como um dos Fiscal do ano 2021 pelo Fundo Dr. Carlos Lopes Pereira foi a liderança em actividades de combate a caça furtiva que culminaram com a detenção dos famosos caçadores de leopardos e elefantes. Durante estas actividades, Talento sofreu graves ferimentos que colocaram a sua vida em risco, apesar dos acontecimentos a sua determinação continua inabalada.

Talento é visto pelos seus colegas como um jovem-líder que inspira os outros pela sua bravura e comprometimento, pois ele não hesita em colocar a sua vida em risco em prol da protecção da biodiversidade.