Publicado em 20/04/2018


Visita da BIOFUND à Reserva Nacional de Chimanimani

A equipa da BIOFUND esteve em Abril de 2018 na Reserva Nacional de Chimanimani, na provincia de Manica, numa visita conjunta com representantes de vários parceiros da conservação (FNDS, ANAC, DNDR, Banco Mundial, FFI, Fundação Carr e PPF). Esta visita teve como objectivo principal ajudar a definir e priorizar acções para as principais actividades do projecto MozBio 2, tendo havido alinhamento e engajamento dos diversos grupos de trabalho das diversas instituições.

A visita permitiu ainda aprofundar o nosso conhecimento sobre as principais actividades na conservação da biodiversidade de parceiros em Chimaninani, suas potencialidades e desafios, tendo-se destacado uma visita ao projecto de agricultura de irrigação PROIRRI em Rotanda e a actividade da associação de garimpeiros de Bandiri, no rio Révue, que segue boas praticas sustentáveis de extracção artesanal de ouro.

É de salientar o grande potencial da Reserva Nacional de Chimanimani, onde se localiza o ponto mais alto do País (o famoso Monte Binga com uma altura de aproximadamente 2454m, junto ao Zimbabwé) com um ecosistema rico em biodiversidade, a desenvolver alternativas sustentáveis de desenvolvimento com as comunidades ao redor da reserva.

A equipa de trabalho ficou baseada em Ndzou camp, (que significa elefante na lingua local) , localizado no meio da belissima reserva florestal de Moribane, uma parceria turistica ecologica da comunidade local com a Eco-Micaia, que visa a conservação dos recursos naturais da floresta e a exploração sustentável do turismo.