Publicado em 23/09/2022


BIOFUND e parceiros promovem educação ambiental nas Olimpíadas de Ciências Naturais 2022

Em colaboração com a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), a Direção de Educação do Conselho Municipal de Maputo, promoveu no segundo trimestre de 2022, as olimpíadas de Ciências Naturais, com foco na temática de biodiversidade e gestão de resíduos sólidos para alunos do ensino primário.

As olimpíadas consistiram na elaboração de redações sobre os problemas locais inerentes ao meio ambiente, com destaque para a gestão dos resíduos sólidos nos espaços públicos, proteção da fauna e florestas e a conservação da água.

A cerimónia de premiação que contou com a presença de representantes da Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, do Presidente do Conselho Municipal de Maputo, da BIOFUND, professores, alunos e parceiros de educação, teve lugar no dia 15 de Setembro de 2022, na Escola Primária Wiriyamu, na Cidade de Maputo.

Na ocasião, Telésfero de Jesus, representante da Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano destacou, no seu discurso, que as Olimpíadas de Ciências Naturais, subordinadas à preservação do meio ambiente, constituem um marco para a criação de uma postura consciente sobre os impactos da acção humana no planeta, bem como sobre o uso racional e sustentável dos recursos naturais. “As olimpíadas em que participam são apenas o começo de um trabalho que devem levar para a vossa vida, como exemplo de cidadãos amigos do ambiente e mobilizadores dos outros para aderirem a esta causa que é de todos nós”, salientou Jesus.

Na sequência, o Vereador de Educação e Desporto do Conselho Municipal de Maputo, Edmundo Ribeiro, reforçou a mensagem de educação ambiental ao referir que cuidar do ambiente é cuidar de nós mesmos, e que diante da degradação, que se vive na actualidade, tudo o que fizermos é pouco para o que é necessário. Por isso, a edição de olimpíadas de 2022 foi pensada como uma oportunidade de levar os alunos não só a competir, mas sobretudo a reflectir sobre o contributo que cada um pode dar para um ambiente saudável.

Para a BIOFUND, esta é mais uma oportunidade de chamar a atenção das crianças para adoptarem boas práticas ambientais e transforma-las em agentes de conservação da biodiversidade. “Estamos cientes que ao criarmos uma consciência ambiental nas crianças de hoje, amanhã teremos uma sociedade que de várias formas fará mais pela biodiversidade”, disse Carolina Hunguana, Coordenadora do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique – PLCM, implementado pela BIOFUND.

As Olimpíadas de Ciências Naturais com a temática ambiental são realizadas numa altura em que a BIOFUND está em plena campanha de celebração dos 10 anos da sua criação, uma campanha sob o lema “Vamos fazer mais pela biodiversidade” que mobiliza o público em geral a fazer parte da corrente de proteção dos recursos naturais através de várias acções. A BIOFUND tem trabalhado em parceria com o Conselho Municipal de Maputo desde 2021, a parceria teve início no âmbito do evento da Feira do Livro e Biodiversidade de Inhaca, realizada em Novembro de 2021.