Publicado em 09/11/2021


Mais de 400 pessoas sensibilizadas pelas Acções de Educação Ambiental da BIOFUND na Feira do Livro e Biodiversidade de Inhaca

A Inhaca foi palco da Feira do Livro de Kanyaka uma iniciativa promovida pelo Conselho Municipal de Maputo e seus parceiros, como a Escola Portuguesa de Maputo, AMOCINE,  BIOFUND, ANAC, AMOLP, IMPACTO e a Estação de Biologia Marítima de Inhaca, que foi realizada entre os dias 6 e 8 de Novembro de 2021, sob o tema “A história do futuro se escreve na Ilha” visando promover a relação entre a literatura e a educação ambiental.

A assinalar o inicio da feira, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, inaugurou a biblioteca municipal da Inhaca na Escola Primaria Completa Inhaca Noge, frisando a importância da feira e da biblioteca para os munícipes de Inhaca. “Sinto-me honrado por semear a 1ª edição da Feira do Livro e Biodiversidade de Inhaca, os livros sustentam os conhecimentos científicos adquiridos na escola e a escolha do tema Literatura e Biodiversidade chama atenção às áreas mais atrativas da Ilha de Inhaca que temos de protege-las”. Frisou Eneas Comiche. Na ocasião, participaram do evento os escritores Ungulani Ba Ka Khosa, Teresa Noronha, Álvaro Fausto Taruma (originário da Inhaca), Aciena Manave, Juvenal Bucuane, Silvia Macie e Dionisío Manhiça.

O cruzamento entre a literatura e a conservação da biodiversidade é uma oportunidade ímpar para  chamar a consciência da sociedade sobre a importância da conservação da biodiversidade. A BIOFUND participou no evento e consciencializou mais de 400 pessoas com principal enfoque para crianças entre os 6 – 15 anos de idade através de várias actividades de educação ambiental como a Exposição de Biodiversidade e uma Palestra e peça teatral sobre a importância da conservação do mangal improvisada com alunos dos 9 – 12 anos, que vai ficar na memória dos munícipes da Inhaca. A BIOFUND doou ainda nesta ocasião, 10 painéis informativos sobre espécies e habitats marinhos, para uso da Estação de Biologia Marítima de Inhaca nas actividades de educação ambiental.

Ainda nesta visita foram exploradas sinergias com o Conselho Municipal de Maputo e também com a Estacão de Biologia Marítima de Inhaca,  para dar continuidade do programa de educação ambiental, incluindo a produção de conteúdos, disponibilização de materiais, partilha de informação e formação de jovens e crianças da Ilha da Inhaca, parte integrante da Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro, beneficiário da BIOFUND.

A BIOFUND tem realizado desde 2015 acções de divulgação sobre a importância e relevância da nossa biodiversidade através de uma exposição anual de biodiversidade em várias províncias, envolvendo principalmente um público jovem e escolas locais maioritariamente ao nível provincial, através de diversos materiais audiovisuais. O evento da Feira do Livro e Biodiversidade de Inhaca veio reforçar acções de educação ambiental da BIOFUND, atingindo um público mais remoto a nível distrital, motivando também os professores para as temáticas ambientais, trazendo ainda informação sobre as principais ameaças e sobretudo como preservar a nossa biodiversidade.