Publicado em 06/10/2021

Moçambique acolhe pela primeira vez a Assembleia Geral do Consórcio de Fundos Africanos para o Meio Ambiente

Trata-se da 11ª Assembleia Geral do Consórcio de Fundos Africanos para o Meio Ambiente (CAFE) que acontece na Cidade de Maputo, de 6 a 8 de Outubro de 2021, no Radisson Blue Hotel ás 10h00, de forma hibrida (presencial e remotamente) cujo objectivo é permitir a partilha de conhecimento, troca de experiência e discutir sobre os mecanismos de financiament da conservação e oportunidades em África.

A cerimónia de abertura será dirigida pela Ministra da Terra e Ambiente , Ivete Maibaze, sob o tema “Troca de Experiências como Factor-chave para o Sucesso da Conservação da Biodiversidade: Promovendo a Conservação em Tempos de Crise em África”. A conferência irá contar com a participação de 200 pessoas, de cerca de 30 países dos quais 15 africanos, de forma virtual e presencial.

O CAFE é uma rede composta por membros de Fundos Ambientais (EFs) ou Fundos Fiduciários de Conservação (CTFs) em África, criada em 2011 onde a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) é um dos membros fundadores, juntamente com mais de 20 Fundos Ambientais de África. Conjuntamente, os fundos membros do CAFE gerem mais de USD 300 M investidos a longo prazo (endowments) assim como dezenas de milhões de USD por ano, provenientes de vários doadores, permitindo deste modo uma contribuição massiva para iniciativas de conservação da biodiversidade do continente africano.

O Consórcio do CAFE está empenhado em construir uma comunidade de aprendizagem que compartilhe as melhores práticas e identifique mecanismos financeiros inovadores a fim de promover a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável em África.

Este evento foi financeiramente apoiado pela Cooperação Alemã através da KfW e pela AFD/FFEM.