Publicado em 14/10/2021

Trinta e dois países participam da 11ª Assembleia Geral do Consórcio de Fundos Africanos para o Meio Ambiente

Moçambique acolheu de 6 a 8 de Outubro de 2021 em Maputo e de forma híbrida (presencial e virtual) a 11ª Assembleia Geral do Consórcio de Fundos Africanos para o Meio Ambiente (CAFÉ). O evento contou com a participação de trinta e dois países oriúndos de quatro continentes, nomeadamente 16 países de África, 6 países da América, 9 países da Europa e um país da Ásia e foi  financiado pela Cooperação Alemã através da KfW e pelo FFEM.

A  cerimónia de abertura  foi conduzida pela Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, que destacou o papel preponderante que o CAFÉ tem desempenhado para o engajamento da conservação em África desde 2011, ano da sua criação.

No seu discurso de abertura, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação para Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), na qualidade de organizador da conferência, salientou que os Fundos Ambientais, suplementam os fundos do Governo assegurando a sustentabilidade de actividades específicas nas Áreas de Conservação, assim como também atraem novas fontes de financiamento para a conservação  no país.

Os três dias da conferência foram marcados por uma série de apresentações de 59 oradores com destaque para os membros do CAFÉ e parceiros de conservação nacional e internacional que partilharam experiências motivadoras sobre a actuação no sector da conservação, funcionamento dos fundos ambientais, sobre o acesso as oportunidades de financiamentos entre outras temáticas.

Ao longo do primeiro dia da conferência, dez membros do CAFÉ apresentaram os seus progressos, desafios e oportunidades desde a última Assembleia Geral do CAFÉ, em 2019, no Benin. Nesta primeira sessão houve apresentações inspiradoras sobre o trabalho de conservação da biodiversidade no Parque Nacional da Gorongosa, no Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto entre outros.

No segundo dia, os fundos destacaram a necessidade de melhorar a coordenação a nível nacional e regional e a diversificação dos mecanismos de financiamento para um apoio eficaz à conservação da biodiversidade, em  discussões temáticas realizadas em  sessões paralelas conduzidas até ao final do dia.

No terceiro dia do evento, Jorge Ferrão, Reitor da Universidade Pedagógica enfatizou o papel do desenvolvimento da academia através do treinamento de novos líderes e pesquisadores, capazes de trabalhar pela  conservação da biodiversidade em Moçambique e em todo o mundo.

O evento contou com as considerações finais de Carlos Manuel Rodriguez o CEO do Global Environmental Fund (GEF) que partilhou uma perspectiva realística sobre o papel dos Conservation Trust Funds (CTFs) no apoio à conservação da biodiversidade e à agenda global para o meio ambiente, salientando a relevância dos governos terem politicas consistentes e coerentes, assim como para a necessidade de mobilizarmos recursos mais eficientementes. “Em 25 anos de trabalho na conservação, nunca tinha visto uma ferramenta forte como os CTFs, como verdadeiros parceiros complementares para uma conservação efectiva da biodiversidade” – Carlos Manuel Rodriguez.

Esta reunião serviu também para discutir matérias especificas do funcionamento do CAFÉ, tendo sido realizada a 11º Sessão formal da Assembleia Geral do CAFÉ de forma virtual no ultimo dia do evento, com a participação dos directores executivos de todos os fundos ambientais presentes.

A Assembleia do CAFÉ contou pela primeira vez, com uma envolvente Exposição Fotográfica Virtual, produzida pela BIOFUND atravéz de imagens cedidas por colaboradores, parceiros e amigos da conservação. Esta exposição ainda está disponível para visita através do link  https://tinyurl.com/BIOFUNDvirtualexhibition

Esta conferência teve grande alcance internacional e nacional, tendo contado com participação de 601 pessoas no primeiro dia, 236 no segundo dia e 231 pessoas no terceiro dia, totalizando 1068 participações. Para mais informações sobre a 11ª Assembleia do CAFÉ 2021 acesse https://www.biofund.org.mz/projects/11a-assembleia-geral-do-cafe/